INF-5
1.4.3 Dispositivos de entrada e saída: a unidade central de processamento e a memória principal são suficientes para executar um programa, mas para existir interação com o usuário é necessário o uso de dispositivos de entrada e saída.
1.4.4 Processamento automático de dados: os programas são armazenados na memória principal e a ucp realiza a execução do mesmo, para que o processamento ocorra dois passos são necessários: 1) o programa tem que estar armazenado na memória; 2) a ucp tem que ser indicada sobre onde o programa está armazenado. Esses dois passos são realizados pelo Sistema Operacional.
1.5 Conceitos básicos: essa seção trata de conceitos como bit, byte, palavras... primeiramente a seção diz que os computadores atuais reconhecem apenas dois tipos de tensão (entre 2,5 e 3,5 volts para indicar positivo e entre 0 e 0,5 volts para indicar negativo) e por isso são computadores binários. A álgebra de Boole é que permite aos computadores operar com apenas esses dois valores.
1.5.2 Sincronização de operação do sistema: o computador envia sinais elétricos regulares (pulsos de clock) para manter a sincronia entre todos os seus componentes. O pulso de clock indica que um ciclo terminou, assim, o processamento desse ciclo será encerrado e outro ciclo terá início. Os componentes do computador operam recebendo ou transmitindo dados e a cada ciclo uma dessas atividades é realizada.
1.6 Memória: o conteúdo é o mesmo visto anteriormente. Hierarquia, regristradores, cache...
1.7 Memória principal: como já foi dito antes, a mp é a parte do computador onde programas e dados ficam armazenados para o processamento. Quem controla a utilização da mp é o Sistema Operacional.
1.7.1 Estrutura da memória principal – células e endereços: a memória precisa ter uma organização que permita guardar e recuperar informações quando necessário. A unidade de armazenamento do computador é a célula, ou seja, a memória principal é composta por células. As células são as menores unidades endereçáveis do computador e, para uma dada máquina, todas as células têm o mesmo número de bits. As células são numeradas seqüencialmente de 0 até N-1 e essa numeração é o endereço da célula e é através dele que a célula é referenciada.
Unidade de transferência é a quantidade de bits que é transferida da memória em uma única operação de leitura ou transferida para a memória em uma única operação de escrita. Uma célula não é o mesmo que uma palavra. Uma célula não contém uma palavra. Palavra é a unidade de processamento da ucp e deve representar uma instrução ou um dado.
Um dos problemas do projeto de hardware é a estrutura da memória principal, o que deve-se escolher: mais endereços com células menores ou menos endereços com células maiores?
Para representar um endereço utiliza-se a seguinte idéia: mp com endereços de 0 a (N-1),
N = 2^x, logo, x = log2N, sendo x = número de bits para representar um endereço e N o número de endereços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário